Decorando com malha tensionada


Usando a tesoura

Para cortar a malha e necessário uma tesoura bem afiada  pois a mesma e extremamente residente e elástica e para que o corte fique aliado e necessário q seja feito de uma so vez sem mastigar a malha .

Corta em triangulo

Entregue  uma ponta da malha a outra pessoa, dobre a malha  na diagonal e inicie o corte. Lembre-se de manter a malha levemente tensionada (o suficiente para que fique rigido) ao realizar o corte.

Cortes longos

Para cortes longos, utilize alfinetes para marcar o caminho, e sempre que possível tente cortar a malha de uma vez, no ar, evite colocá-lo sobre mesas ou piso para guiar o corte, a forma mais rápida e mais eficiente de corte, é segura-lo no ar e realizar o corte, na direção da outra pessoa, isso evita que o tecido enrugue durante o corte e mastigue, bem como permite um corte mais reto, já que basta seguir a dobra da malha e a gravidade ajuda a manter uma tensão durante o corte.

Cortes curvos

Será necessário o uso de uma mesa, e de marcação para o corte, para marcar, utilize tinta hidrocor  ou piloto, com tinta, o poliéster não pega tinta esferográfica nem lápis, como outros tecidos, até mesmo o giz de corte (usado em desenho por costureiras) não adere bem a lycra, e sai com o contato das mãos e com o manipular do tecido e não é uma boa pedida para marcar.

Cortes Longos e Cortes Curtos

Existem cortes maiores e cortes menores, para grandes cortes, sempre marque o correr do corte como foi dito anteriormente com alfinetes e tente ao máximo usar uma área livre e realizar o corte de uma vez, ou seja, peça ajuda a alguma pessoa, para segurar o tecido marque-o e inicie o corte, sempre seguindo as marcas, evite por exemplo dobrar e desdobrar a malha durante o corte e deixe que o tecido fique natural, ou seja, não puxe afim de esticá-lo ou tencioná-lo durante o corte, como a maleabilidade do tecido é variável, cortá-lo tensionado, poderá fazê-lo desfiar ou cortá-lo torto.
Corte horizontal sempre tome o cuidado de deixar a malha esticada e reta e levemente tensionada.

Cortes curvos e cortes mais curtos, devem sempre ser feitos a tesouradas. Evite deixar a tesoura correr, e nunca corte a malha tecido tensionado.

Tamanho do tecido

Sempre que for cortar a malha, pense no tamanho final da peça, e lembre-se que ele estica no máximo 50% no comprimento e 100% na largura.

Cortando o material para o túnel e para outras peças decorativas

Imagine o túnel proposto em forma de arco-íris, cada pedaço do túnel, possui uma cor. Será necessário unir esses pedaços costurando preferencialmente no comprimento. Caso fosse realizado um túnel de uma única cor, será necessário unir as peças da mesma maneira.

Conclusão

É muito simples se realizar cortes na  malha suplex, desde que se tenha em mão uma tesoura bem afiada (uma boa ferramenta de trabalho evita grandes dores de cabeça), se tenha em mente antes do inicio dos cortes, o que será feito com o tecido, e onde serão aplicados os pontos de tensão, evitando que se danifique a malha.


 Fontes


Comentários

Postagens mais visitadas